Sobre o blog

Bem-vindos!

Este blog foi criado baseado no meu recém descoberto prazer e curiosidade com relação à culinária saudável.

Quero dividir as minhas aventuras na cozinha, mas do ponto de vista de uma pessoa prática que não tem muito tempo e quer ter uma alimentação saudável.

Existem mil blogs e sites de receitas, no entanto, alguns fatores específicos me levaram a criar este blog:

  1. Sou mãe e trabalho em tempo integral; na prática, tenho uns 30 minutos para preparar refeições saudáveis no dia-a-dia.
  2. Muitas receitas excelentes são muito complicadas e demoram para ficar prontas.
  3. Minha opção por uma dieta saudável com pouca carne branca e zero de carne vermelha me fez começar a trocar ingredientes menos saudáveis de receitas tradicionais por outros menos nocivos.
  4. Minha vontade de cortar mais e mais as carnes me fez buscar novas alternativas proteicas.

Divido aqui as receitas rápidas práticas e saudáveis que faço no dia-a-dia. As receitas são simples, sem muita frescura, mas são testadas e aprovadas pelos críticos da minha casa e amigos próximos.

Também  irei postar artigos sobre vegetarianismo, vida saudável e outras cositas mais, conforme a inspiração bater.

Espero que gostem e que possam descobrir que comida saudável também pode ser deliciosa!

Se estiver buscando algum tipo de parceria, envie um email para: receitassaudaveisonline@gmail.com

Acesse as receitas de comidas saudáveis e fáceis de fazer aqui, veja os links para as diferentes categorias de receitas abaixo:

Este blog não é voltado para chefs e profissionais da área de gastronomia, mas sim para pessoas leigas que querem alternativas para uma alimentação mais saudável. Na minha opinião, os vilões da dieta atual são os açúcares e carbohidratos simples. Eu tento usar receitas antigas e tradicionais, baseada na geração da minha mãe, e substituo os ingredientes para que a receita fique mais saudável, mais cheia de nutrientes.

Uso muitas sementes em quase tudo que faço, tento usar carbohidratos complexos e ingredientes que possuem fibras, pois tudo isso ajuda na digestão e na produção de insulina, uma vilã na luta contra a obesidade, o diabetes e síndrome metabólica em geral.

Também tento evitar carnes vermelhas, pessoalmente só como carne de vaca umas 3 vezes ao ano, e sempre passo mal! Gosto muito de peixe e frutos do mar, frango só de vez em quando. Nem costumo postar receitas com frango, pois eu tentando deixar de comer essas aves, devido ao alto grau de hormônios com que são tratados, sendo abatidos após cerca de 3 semanas. Sem contar o fato de não gostar do fato de matar uma animal para me alimentar. Mas não espero que ninguém tenha a mesma opinição, apenas sigo o que me faz bem.

Voltando ao tema do açúcar, primeiro diminui para menos da metade nas receitas que tinha, atualmente tento usar substitutos naturais, como agave, xilitol (ainda não muito vendido no Brasil), ‘maple syrup’ (não sei o nome em português) e mel. A mistura de açúcar com farinha refinada é péssima para o nosso corpo, por isso tento usar farinhas integrais, farinha de côco, de amêndoa, etc e ainda substituo o açúcar.

Eu não sou nutricionista, mas leio bastante e sempre me atualizo sobre alimentação saudável. O que posto é a minha opinião e o que funciona para mim e para minha família.

Visite-nos novamente em breve que postarei mais e mais receitas toda semana.

Se tiver interesse em algum tipo de parceria, envie um email para: receitassaudaveisonline@gmail.com

 

Sobre mim

Sou uma brasileira globalizada (vivi 10 anos da Dinamarca e estou há 6 na África do Sul), mãe de um menino de 7 anos, apaixonada pela vida, louca por tudo que alegra o espírito.

Minha filosofia de vida é baseada nos valores espirituais e acredito que cuidar do corpo é essencial para uma vida saudável e equlibrada e aí entra o meu interesse prático pela alimentação saudável.

Cresci em uma casa onde tudo natural era apreciado e não se podia consumir nada com corantes e conservantes. Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia e acabei descobrindo que herdei um certo dom culinário.

Mas o conceito de alimentação saudável tem mudado. Tendo isto em mente, busco diminuir a farinha (principamente com gluten) e o açúcar e uso muitos ingredientes orgânicos. Afinal, este é o caminho do futuro.

Eu não acredito que o ser humano ainda precise matar animais para se alimentar e estou aos poucos chegando perto de ser 100% vegetariana. 

Juntando isso ao meu interesse geral por uma vida equilibrada e harmônica, surgiu a vontade de dividir minhas receitas e meus pontos de vista, espero que gostem e que voltem sempre!

Carla Pontes

Página pessoal no Facebook:
https://www.facebook.com/pontescarla

 

Alimentacao saudavel desde a infancia

3 comentários sobre “Sobre o blog

Deixe um comentário