Sobremesas

Adoro sobremesas e venho buscando formas de comer sobremesas mais saudáveis, cheias de nutrientes benéficos ao nosso corpo.

Trago aqui idéias para sobremesas mais nutritivas para se comer sem culpa, como parte de uma alimentação equilibrada.

 

LISTA DE SOBREMESAS SAUDÁVEIS:

 

O hábito da sobremesa

Vamos ser honestos….nós brasileiros adoramos um docinho! Faz parte da nossa cultura almoçar e depois comer uma bela sobremesa, seja no dia a dia ou nos fins de semana, este é um hábito bastante comum para muita gente.

Confesso que mesmo tendo vivido e comido de forma saudável já há uns 5 anos, a sobremesa é sempre meu ponto fraco. O sabor que sempre mais agrada ao meu paladar é o DOCE. Minha luta contra aquela vontade de comer um brigadeiro é travada muitas vezes por semana.

O problema é que nossa ingestão de açúcar é muito alta, de forma generalizada. Quando chega à corrente sanguínea, o docinho tão gostoso gera a liberação imediata de insulina para que nossas células possam estocar aquela energia em forma de gordura.

O excesso de picos de insulina durante o dia faz muito mal ao nosso organismo, estando ligado não só ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, mas também à diversas outras doenças e alterações, como a obesidade, a síndrome metabólica, etc.

Muitos pesquisadores hoje defendem a idéia de que uma pequena quantidade de inflamação se desenvolve em nossas artérias a cada vez que a insulina é liberada, mesmo que a pessoa seja magra e não tenha diabetes.

Muita gente diz que não come muito doce, mas infelizmente, a farinha de trigo comum também vira açúcar ao ser ingerida. Portanto, aquele pãozinho fresco tão inocente, o enroladinho de salsicha, só para dar uns exemplos, são considerados como açúcar pelo seu corpo.

Um dos hábitos mais nocivos à saúde em termos de longo prazo é o excesso de alimentos com açúcar.

Claro que as frutas também possuem açúcar natural e devem ser limitadas em dietas, mas como elas possuem fibras e uma grande quantidade de outros nutrientes importantes, elas não resultam em uma produção tão elevada e tão rápida de insulina quanto um brigadeiro, por exemplo.

Um dos melhores investimentos em uma vida saudável é diminuir ao máximo a ingestão de alimentos que contenham açúcar. Vale lembrar que os substitutos artificiais também podem chegar a fazer mal, mas este é um assunto para um novo post….

2 comentários sobre “Sobremesas

Deixe um comentário