Sopas

A temporada de sopas 2015 começou! A chegada do outono aqui na África do Sul traz temperaturas mais baixas, o que combina muito bem com uma sopinha.

As sopas são refeições rápidas, fáceis, nutritivas e com relativamente poucas calorias (claro, se não se coloca creme de leite), o que as torna uma escolha bastante saudável para os tempos mais friozinhos.

E a panela de pressão vira meu braço direito, basta colocar tudo e cozinhar, depois é só bater no liquidifcador e pronto! Eu descobri que a melhor maneira de destacar os sabores de uma sopa é acrescentar alguma erva fresca à sopa quando for bater no liquifidificador. Funciona sempre!

Vale o que tiver em casa: salsinha, cebolinha, coentro, hortelã, etc. O sabor fica imcomparável, a textura excelente.

E dá-lhe sopa!

 

LISTA DE RECEITAS DE SOPAS MUITO SAUDÁVEIS:

Benefícios das sopas

As sopas proporcionam uma refeição quente rápida cheia de benefícios para a saúde do nosso corpo. Vários ingredientes podem ser combinados em uma só panela, o que também facilita na hora da preparação.
Os tipos de sopas mais saudáveis são aquelas preparadas com verduras frescas e com baixo teor de gordura e de sal.

Por que as sopas fazem tão bem:

  • Verduras – um adulto deve consumir várias porções de frutas e verduras diariamente e as sopas são uma excelente forma de contribuir. Há poucas verduras que não podem ser colocadas em uma sopa!
  • Nutrientes – as sopas podem fornecer uma grande variedade de nutrientes. As sopas de feijão, lentilha e grão de bico fornecem bastante proteína e fibras, a sopa de tomate é rica em licopeno, uma substância conhecida pelo seu efeito antioxidante e preventivo para o câncer, especialmente o de próstata. As sopas de verduras fornecem muitas vitaminas.
  • Saciedade – como a sopa é composta por uma grande quantidade de água, nos sentimos bastante saciados após a ingestão de um prato de sopa, que na verdade é baixo em calorias, o que contribui para perda de peso.
  • Absorção – alguns nutrientes, como o beta-caroteno da cenoura, e o licopeno do tomate, são absorvidos pelo corpo de forma melhor quando as verduras são aquecidas.
  • Variedade – há tantas formas de se fazer sopa, tantos ingredientes podem ser acrescentados, que mesmo se quiser jantar sopa todos os dias, terá muitas e muitas opções.
  • Esvaziando a geladeira – se você tem muitos restos de verduras, feijão, batata, lentilha, alho-poró, por que não colocar em uma sopa? Tecnicamente é muito fácil fazer uma sopa, basta cozinhar tudo junto e temperar a gosto. Para acelerar ainda mais, pode-se colocar tudo em uma panela de pressão e em 20 minutos sua refeição saudável estará pronta.

Deixe um comentário