Vida saudável

LISTA DE ARTIGOS GERAIS SOBRE VIDA SAUDÁVEL:

 

Sobre vida saudável

Saude emocional para vida saudavel
Um estilo de vida saudável inclui diversas práticas que possuem um impacto positivo na saúde física, mental e emocional de uma pessoa, resultando no seu equilíbrio. Na grande maioria das vezes, a saúde física influencia a saúde mental e vice-versa, de forma que qualquer coisa que influencia uma, também causa impacto na outra.
Uma vida saudável não significa passar horas na academia e comer apenas salada.

De acordo com minha opinião pessoal, uma vida saudável é feita a partir de escolhas saudáveis feitas todos os dias, incluindo alimentação, prática de exercícios físicos e a busca do equilíbrio emocional na vida profissional e nos relacionamentos familiares e amorosos.

Ter uma vida saudável é acima de tudo se amar incondicionalmente, cuidar do corpo da melhor forma possível e buscar o equilíbrio consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Comer bem faz com que nosso corpo tenha energia e vitalidade e acaba influenciando no bem-estar, na auto-estima e no bom humor também.

Alimentação saudável

Este blog se dedica principalmente a dividir receitas fáceis e gostosas, saudáveis, que possam inspirar pessoas em busca de alternativas rápidas e nutritivas no dia a dia.

Alguns aspectos da nossa alimentação devem ser considerados a fim de ajudarmos nosso corpo:

– o ideal é fazermos no mínimo 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e janta), de preferência intercaladas com lanches. O jantar deve ser a menor das refeições, já que nosso corpo não irá gastar a energia consumida antes de hora de dormir.

– nossa alimentação deve conter principalmente verduras, frutas, grãos integrais, legumes.

Alimentacao saudavel

– devemos limitar o consumo de alimentos artificiais, processados, refinados, enlatados, açucarados, pois normalmente são altos em calorias e baixos em nutrientes.

– é importante variarmos nossa dieta, variar as cores dos alimentos, os tipos e prestar atenção ao tamanho das porções.

lanches entre refeições são bons para o organismo, desde que nutritivos e saudáveis.

– com relação a bebidas, prefira sempre os sucos frescos e naturais, feitos da fruta ou água de coco. Sucos processados costumam ter excesso de açúcar. Fique longe dos refrigerantes, sejam eles na versão normal ou diet.

– em termos de doces, o açúcar é um grande causador de problemas de saúde. A rapadura é mais saudável que o açúcar comum por ser menos processada e manter mais nutrientes, o açúcar mascavo também é mais vantajoso por manter mais nutrientes. Adoçantes artificiais não fazem bem à saúde. Um dos melhores adoçantes naturais é a stevia. O maple syrup, produzido principalmente no Canadá, é uma excelente alternativa, assim como o xilitol, ainda pouco encontrado no Brasil. Veja sugestões de sobremesas saudáveis aqui.

– tome água, tome muita água todos os dias – esta deve ser nossa bebida favorita!

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é essencial para as saúde corpórea e mental. Há tantos benefícios e há tantas modalidades de exercícios, cada pessoa deve encontrar o que mais lhe dá prazer.

Eu amo correr em parques, florestas, na natureza em geral, descansa a mente de forma maravilhosa e deixa o corpo em forma.

Em termos do corpo, exercícios ajudam a:
– diminuir a perda de massa muscular associada ao envelhecimento
– manter a flexibilidade
– manter o equilíbrio
– manter o peso e a forma física
– prevenir doenças cardíacas, diabetes, obesidade, pressão alta

Em termos da mente, exercícios ajudam a:
– melhorar a autoconfiança e a autoestima
– diminuir estresse e ansiedade
– melhorar o humor, a satisfação com a vida e a saúde mental em geral

Exercicios fisicos para vida saudavel

Saúde emocional

O bem-estar emocional é muitíssimo importante para uma vida saudável. Quem não cria tempo para cuidar das suas emoções, provavelmente terá que criar tempo para cuidar de um corpo doente em algum momento da vida.

Eu acredito que nossas emoções, incluindo o estresse da vida moderna, quando não encaradas frente a frente e resolvidas, tornam-se nosso pior inimigo e acabam por se manifestarem, fisicamente em forma de doenças e mal estar. Quem se interessar pelo assunto, recomendo fortemente a leitura do livro da conhecida autora americana Louise Hay chamado “Você pode curar sua vida”.

Nós somos seres únicos, divinos e como tais, tudo em nós está interligado. Não temos como separar a mente do corpo, nem o corpo da alma, nem as emoções do corpo…

Cabe a cada um assumir a responsabilidade de cuidar de si, de buscar o que tem de melhor dentro de si, de aprender a se amar e se aceitar de forma incondicional.

Em termos emocionais, geralmente nós fazemos a nós mesmos mais mal do que nossos próprios inimigos, nos entregando a sentimento de culpa, raiva, frustração, amargura, infelicidade, sem tomar a iniciativa de mudar estes pensamentos.

Saude emocional

Veja algumas dicas para ajudar no bem-estar emocional:
– Durma o suficiente para satisfazer às necessidades de descanso físico e mental
– Pratique meditação ou oração no dia a dia, alguns minutos por dia podem fazer uma diferença enorme
– Faça algo diferente sempre que possível, saia da rotina, viaje, faça novos amigos. A mesmice desestimula e envelhece nosso cérebro
– Estimule a mente de forma saudável com quebra-cabeças, leitura, sudoku, palavras-cruzadas
– Passe menos tempo em frente à televisão e no computador, viva a vida já!
– Tente viver focado no agora, no momento presente. O passado já passou e o futuro está sendo construído neste exato momento
– Mantenha uma atitude mental positiva. Pensamentos positivos resultam em uma química diferente no cérebro, que resulta em uma melhora do sistema imune.
– Nós atraímos aquilo que pensamos e falamos, cuidado com o que está criando em seus pensamentos e palavras. Se viver preocupado e estressado, é isso que atrairá
– Pratique um hobby
– Faça trabalho voluntário, ajude quem precisa de coração aberto
– Cerque-se de pessoas que fazem bem a você
– Escolha ser feliz agora mesmo, sua felicidade é de sua responsabilidade e de mais ninguém.

2 comentários sobre “Vida saudável

Deixe um comentário